24/06/2019

Quantas pessoas entraram em Canaã e quem são estas pessoas?




Geralmente se pensa, que dos que saíram do Egito, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida, mas não foi bem assim. 

Nos textos abaixo podemos ver não foram apenas Josué e Calebe:

 "Nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz, nenhum deles verá a terra que com juramento prometi o seus pais; nenhum daqueles que me desprezaram a verá. 

Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá. Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor, certamente conforme o que vos ouvi falar, assim vos hei de fazer: neste deserto cairão os vossos cadáveres; nenhum de todos vós que fostes contados, segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, que contra mim murmurastes. 

Certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 
 Números 14: 21-30"

"De certo os homens que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me; exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor. 
Números 32: 11.12"

"Pois quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, isto é, todos os homens de guerra que saíram do Egito, e isso porque não obedeceram à voz do Senhor; aos quais o Senhor tinha jurado que não lhes havia de deixar ver a terra que, com juramento, prometera a seus pais nos daria, terra que mana leite e mel. 
Josué 5: 6."

Podermos concluir que toda a geração de vinte anos para baixo que saíram do Egito e os que nasceram no deserto, entraram na terra prometida. Já os de vinte anos para cima, todos os homens de guerra, pereceram no deserto por causa da desobediência.

Quantos israelitas saíram do Egito?


A questão referente a quantos israelitas saíram do Egito na noite de 14 de Nisã de 1513 A.C. é apresentada em Êxodo 12:37, 38, onde lemos: 

“Os filhos de Israel começaram a partir de Ramessés para Sucote, no número de seiscentos mil homens robustos, a pé, além dos pequeninos. E uma vasta companhia mista saiu também com eles, bem como rebanhos e manadas, uma quantidade muito grande de animais.  Êxodo 12:37-38 ” 

Por estes textos parece que cerca de uns dois a três milhões entre homens, mulheres e crianças israelitas, juntamente com uma companhia mista, deixaram o Egito naquela noite.

O calculo é baseado no costume da época em serem contados apenas os homens aptos para guerra, ficando de fora mulheres e crianças, tendo como base uma média de 4 filhos e mais a mulher, embora saiba-se que os antigos tinha até mais de 10 filhos por família.

Mas como não se pode afirmar que todas as famílias tinham mais de 10 filhos, se faz uma média de 4 por família mais a esposa, ou seja 5 x 600.000 = + ou - 3.000.000.000 de pessoas.

Um comentário: