11/02/2018

Batismo - Qual a idade e quem pode ser batizado?...

Para começar, há dois batismos, o batismo nas águas e o batismo com o Espírito Santo, aqui vou falar um pouco sobre o batismo nas águas.

O batismo nas águas é assunto onde gera muita polêmica e dúvidas no meio
cristão, qual o certo, qual a idade e quem pode ser batizado, quando poder ser feito, mas o que a bíblia ensina de fato a esse respeito?   Nesse artigo irei te responder biblicamente.

O batismo católico não é válido porque não é bíblico, na bíblia não se batiza crianças, elas eram apresentadas no templo, no caso dos meninos primogênitos eram circuncidados no oitavo dia de nascimento, como sinal de consagração a Deus.

"E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor
(Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);
E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.
Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.
E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,
Lucas 2:21-27"

Quando fala no texto em cumprir os dias da purificação dela, está falando de Levítico 12, onde Deus ordena quantos dias era esse tempo de purificação se fosse menino, e se fosse menina era outro tempo de purificação.

Em Levítico 12, a mulher ficava imunda por sete dias e no oitavo dia se fosse menino era circuncidado, sendo depois disso aguardado mais 33 dias para apresentar o menino no templo, levando um total de quarenta e dois dias para isso, sendo quarenta e um os dias a esperar, e no dia seguinte se apresentava no templo o menino com as ofertas descritas no texto de Levítico 12.

No caso de nascer uma menina, naquela dispensação, a mãe ficava impura por duas semanas, e depois aguardava mais sessenta e seis dias, dando um total de oitenta dias, depois desse tempo era levada a menina no templo com as ofertas descritas no texto de Levítico 12 e apresentada a Deus.

Para saber mais sobre batismo com o Espírito Santo clique aqui.


Jesus foi batizado por João Batista depois de grande com quase trinta anos, não que seja necessário e seja esta idade a regra para ser batizado.

"E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,
Lucas 3:21-23"

Jesus foi se batizar quando chegou o tempo do seu ministério na terra, para nós a regra que foi deixada pelo próprio Senhor Jesus é estar crendo que ele é o filho de Deus, por isso não pode ser uma criança de colo, pois a criança de colo não sabe o que está fazendo, por isso só apresentamos a criança a Deus na igreja.

E quando ela crescer e tiver uma idade onde ela por si só ao ouvir a palavra de Deus começar a crer em Deus e em seu filho, poderá ser batizada, meu filho foi batizado com 10 anos, a regra é estar crendo, não é por tempo de igreja, e não tem que fazer um curso para o batismo.

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:16"

"Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
Atos 8:35-38"

O apóstolo Pedro durante a sua primeira pregação em Atos 2, após as pessoas serem convencidas pelo Espírito Santo, elas queriam saber o que fazer, e Pedro lhes explicou assim:

"E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Atos 2:37-39"

Ou seja, o batismo além da pessoa estar crendo, o crendo vem acompanhado de arrependimento de quem a pessoa era antes de conhecer a Jesus, ou seja, o arrependimento de pecados.

Hoje vemos muitas regras em denominações para que a pessoa possa ser batizada, uns batizam crianças, outras impõe um curso para um aprendizado antes, alegando para a pessoa que ela ainda não está preparada ou não tem o entendimento necessário para o batismo.

Mas a bíblia é clara a única regra é crer que Jesus é o filho de Deus e o aceitar como senhor e salvador, a mudança, e o aprendizado será consequência da entrega e da permanência seguindo e tendo sede de conhecer mais a Deus a Jesus e o Espírito Santo, amém.

Tome a melhor decisão da sua vida, entregue sua vida a Cristo e você nunca mais será o mesmo, amém.

Que Deus te abençoe, faça apenas o que a bíblia diz, o que passar disso é doutrina de homem, amém.

4 comentários:

  1. Mais muitos estão muitos velhos e não quer ser batizado e outra eu nunca vi falando que só batiza grande só pq Jesus batizou nos temos que batizar grande então for assim pq existe padrinhos de batismo para adultos

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de uma outra explicação de qual a idade do jovem ser batizado nas águas se é 12 15 qual a idade ñ achei na bíblia essa explicação e no texto acima eu não entendi

    ResponderExcluir
  3. Mas e se eu já for batizado desde bebê na igreja católica, isso quer dizer que eu não estou batizado?

    ResponderExcluir
  4. E se eu me batizar em outra igreja, o que acontece?

    ResponderExcluir