12/02/2018

Santa Ceia - Quem pode participar?

Quem pode tomar a Santa Ceia?...

Alguns dizem que só os que são batizados nas águas...
Outros só quem é casado no papel...
Outros dizem que é quem não tem pecado...
Para outros tem que estar de saia se for mulher e calça se for homem...


Para outros de cabelo curto, se for mulher não pode participar, se for homem e tiver de cabelo longo igual mulher dependendo da denominação também não participa...

Na bíblia não existe a condição de ser batizado para poder participar da santa ceia, não se encontra nenhum versículo fazendo essa afirmação, como me disse o Pr. Diogo Paz líder no ministério onde congrego hoje:"A mesa da santa ceia não é nossa", é do Senhor e para o Senhor, amém.

Por isso o apóstolo Paulo com a sabedoria que o Espírito Santo lhe deu, explica na carta aos Coríntios, que aquela igreja, precisava entender as coisas espirituais que representava a santa ceia, pois eram meninos na fé, mas não os proibiu de tomar, mas que se examinassem a si mesmos.

"E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Lucas 22:19"
"E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
1 Coríntios 11:24,25"

Se é para quem não tem pecado só as crianças menores quase de colo poderiam tomar, mas ai te pergunto Judas Iscariotes não tinha pecado?...

Jesus negou a Santa Ceia para Judas Iscariotes?...
Jesus não sabia que ele iria traí-lo naquela mesma noite?...
Jesus negou a Santa Ceia para Pedro que iria nega-lo também naquela noite?
Se Jesus não negou a Santa Ceia nem para Judas e nem para Pedro, por que alguns te negam a Santa Ceia?...

Simples, por que a ceia que estão te servindo não é a de Jesus, mas a deles que só pode tomar quem segue as regras e doutrinas deles e não as de Jesus, amém.

Se só pode tomar quem é casado no papel, ou seja, mora junto mas não oficializou o matrimonio, e se ou seu esposo ou esposa nunca se converter e nunca querer se casar no papel, você nunca participará da Santa Ceia?...

Pois a bíblia também diz que a salvação é individual e que não posso negar a Jesus Cristo por causa de ninguém, pois quem está em primeiro lugar em nossas vidas?...

"Lembrai-vos da mulher de Ló.
Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.
Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.
Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.
Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado.
Lucas 17:32-36"

Não existe um traje específico para participar da Santa Ceia, e eu ou qualquer outro pastor não podemos te dizer se você pode participar ou não participar, mas a bíblia diz:

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 1 Coríntios 11:28"

O único lugar onde o Apóstolo Paulo repreende os irmãos que iam participar da Santa Ceia é em 1 Coríntios 11, por que estavam participando da ceia sem entendimento do que significava, e alguns participavam só para comer e beber, ou seja, encher a barriga e embriagar-se, e quem participava dessa forma estava atraindo condenação sobre si.

"De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um
 
tem fome e outro embriaga-se.
Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo
1 Coríntios 11:20-22"

A Santa Ceia é para ter comunhão com Ele e não apenas com regras e doutrinas de homem, é também para ser em memória de Jesus, ou seja lembrar-se do seu sacrifício por nós, amém.

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. João 6:56"


4 comentários:

  1. Eu sou pastor a 30 anos depois que passei ouvir um grande homem de Deus minha mente abriu e eu hoje libero ceia para quem não é batizado

    ResponderExcluir
  2. Existe três pecados na carne adultério prostituição e fornicação adultério e ter relação sexual fora do casamento , prostituição e ter relação com vários parceiro e a principal FORNICAO ter relação sexual sem casamento , tudo isso e tornar a ceia indignamente , então quem não e casado toma idignamebte.

    ResponderExcluir
  3. Observe: que Jesus estava no estado natural com os seus discípulos.
    Na santa ceia os discípulos estava com ele,JESUS sábia que tinha alguém que nao estava apto para ceiar,pois Jesus deixou que ele se examinasse é tivesse o DESCERNIMENTO daquele momento.pois como tem muitos que não, sabe descerni o corpo é o sangue de Cristo, bebê é come para sua própria condenação..por isso que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.
    Paulo nos traz essa ilustração sobre celebração da ceia.
    Agora nós como servos devemos descerni esse corpo e sangue no espíritual:FAZEI ISTO,TODAS AS VZS QUE BEBEEDES, EM MEMÓRIA DE MIM.POIS ANUNCIAIS A MORTE DO SENHOR ATE QUE ELE VENHA.1CO,11:26 A 30.

    ResponderExcluir